mdr

Dia Mundial do Rock


            13 de Julho: Dia Mundial do Rock

                                                                                                        



 ¶   História do Rock:

O Rock que é um dos (ou o maior) Gênero Musical de todos os tempos.
Este gênero surgiu e se desenvolveu na década de 50.
Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiram e se definiram nos Estados Unidos no final dos anos quarenta e início dos cinquenta.
No final das décadas de 1960 e início dos anos setenta, o rock desenvolveu diferentes subgêneros. Em meados dos anos 60 nasceram o folk rock, o blues-rock e o jazz-rock. Na década de 1970, o rock gerou uma série de outros subgêneros, tais como o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Já nos anos oitenta, os subgêneros que surgiram foram a new wave, o punk hardcore e rock alternativo. E, na década de 1990, os subgêneros criados foram o grunge, o britpop, o indie rock e o nu metal.
A maioria dos grupos de rock é constituída por um vocalista, um guitarrista, um baixista e um baterista, formando um quarteto.

O som do rock, muitas vezes, gira em torno da guitarra elétrica ou do violão e utiliza um forte backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo elétrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos.
O rock é um estilo musical que traz consigo muita luta por igualdade e respeito.

Os primeiros sucessos de rock genuinamente brasileiros foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campelo, no começo da década de 50. Já nos anos sessenta, surgiu a Jovem Guarda, primeiro movimento do rock no país e de sucesso entre boa parte da juventude brasileira. Inspirado nas letras românticas e no ritmo acelerado padrão nos EUA, o gênero se popularizou em terras brasileiras através de cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.
No final da década, o grupo Mutantes misturou o rock à diversidade da música brasileira. Foram também os primeiros a serem conhecidos no exterior.
Na década de 70 a 80 surgiram bandas como Legião Urbana (que foi um das maiores bandas de rock dos anos 80 e 90 no Brasil), RPM, Ultraje a Rigor, Ira!, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz, Os Paralamas do Sucesso, entre outras bandas de grande sucesso.

O Rock está dividido em alguns estilos (ou subcategorias) que vêm surgindo em décadas diferentes:


Década de 50
 * Rockabilly: Conhecido como country-soul, foi o estilo de rock de Carl Perkins, Gene Vincent, Eddie Cochran, Johnny Burnette e Dorsey Burnette.
 * Country rock: é conhecido também como o lado “caipira” do rock. É bem parecido com o Rockabilly, e suas maiores estrelas foram Bill Halley, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash e Bob Luman.
 * High-School rock: Um estilo de rock racista. Ele veio para substituir a música negra, aproveitando suas batidas animadas e as melodias contagiantes. As grandes gravadoras lançaram cantores e cantoras brancas, todos eles bonitinhos e bem educados, quase sempre regravando sucessos dos negros.
 * Classic rock: Esse tipo de rock é uma mistura de vários outros tipos de músicas sejam elas rock’n roll ou não. Seus maiores representantes foram Elvis Presley, Chuck Berry, Bo Diddley.

Década de 60
 * Psicodelismo/Acid rock: O acid rock, buscava reproduzir os efeitos da maconha e do LSD usando distorções, pedais de efeito, teclados, escalas hindus ou muito volume. Os seus principais nomes do acid rock foram os grupos The Doors, Jefferson Airplane, Grateful Dead, Love e Jimi Hendrix. No psicodelismo, pressupõe se que não seja necessário tomar ácido para fazer acid rock, bastando usar distorção e efeitos "viajantes".
 * Rock experimental: Um rock que misturava elementos de vários estilos musicais, associáveis ao rock ou não. Costuma ser confundido com o progressivo e/ou psicodélico, embora rock experimental seja a melhor denominação. Caracteriza-se pela complexidade musical, menor que a do rock progressivo, mas ainda assim elevada. Beatles(fase final), Iron Butterfly, Jimi Hendrix, Frank Zappa e vários outros encaixam-se nessa categoria.
 * Rock progressivo: Músicas de longa duração, desde os quatro minutos até os discos de uma única faixa; utilização e apropriação de elementos de vários estilos não comumente associados ao rock: a música folclórica (do país da banda em questão), o jazz, a música erudita, o blues, etc. Exemplos mais ilustres: Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, Pink Floyd, Marillion, King Crimson, Rush. Marcantes na evolução do rock nos anos 60 foram os festivais de música, como o de Woodstock em que se apresentaram nomes como Jimi Hendrix e Santana e o de Monterey, que teve a presença de Janis Joplin. No Brasil, essa evolução do rock surgiu com A Bolha em 1965.
 * Surf music: Com pegadas fortes e distorcidas, e com traço principal o reverb (eco). Muitas das bandas são apenas instrumentais, podendo haver apenas o contrabaixo, bateria e guitarra. Dois dos principais representantes do estilo são Dick Dale e Surfaris. Na atualidade, podemos considerar a banda Los Straitjackets, e no Brasil Retrofoguetes. É importante não confundir Surf music com Surf rock, onde temos os Beach Boys.
 * Ópera rock: Estilo de rock que conta histórias com muitos minutos. As óperas mais famosas incluem Tommy e Quadrophenia, do The Who, Arthur, do The Kinks, S.F. Sorrow, do The Pretty Things e The Wall, do Pink Floyd.
 * Garage rock: Para estes roqueiros, celebridade e muita grana importavam ainda menos que sofisticação musical, qualquer um pode fazer rock de garagem, basta ter instrumentos, saber três acordes ou marcar um 4/4 e uma garagem ou quarto. É também conhecido como proto-punk, já que o punk foi inspirado nesse estilo. O estilo é conhecido, basicamente, pelas composições "Wild Thing", da banda inglesa The Troggs, e "Leader of the Pack", das americanas The Shangri-Las.
 * Blues rock: Esse estilo de rock contém extrema influência de blues, Rolling Stones, Janis Joplin, Doors, Cream e The Who são os precursores. Deu origem ao hard rock. Considerado por muitos um estilo purista.

Década de 70
 * Hard rock: O estilo que marcou esta década combinava perfeitamente a modernidade do alcançada com o rock e o clássico, além de estilos como blues e jazz. As bandas conhecidas como a tríade que deram início ao movimento foram: Led Zeppelin (praticamente, o criador do hard rock) Black Sabbath e Deep Purple (para cujo estilo foi cunhado o termo heavy metal, para fins de definição), mas nomes como AC/DC, KISS, Queen, Rainbow, Whitesnake, Grand Funk Railroad, Blue Cheer, Aerosmith, Guns 'n Roses e Van Halen também acompanharam o estilo.
 * Glam rock: Rock com purpurina e salto alto, os nomes mais conhecidos internacionalmente são: New York Dolls, Gary Glitter, T-Rex, David Bowie, Roxy Music, Slade, Heart etc. No Brasil o grande representante do Glam Rock foi o grupo Secos & Molhados, que surgiu nos anos 70.
 * Punk rock: O punk rock foi o estilo que surgiu no final dos anos 70, quando o rock estava sofrendo um momento de impopularidade e as apresentações ao vivo não estavam fazendo muito sucesso. Pregava o jeito "eu não sei tocar mas vou aprender ao vivo mesmo" de fazer música, em direta oposição ao som extremamente esmerado do progressivo. Defendia a rebeldia e de certa forma herdou do rock a crítica social. Como principais nomes podem ser citados: Iggy Pop & The Stooges (os primeiros a delinear a sonoridade punk, ainda no final da década de 60),The Troggs, Sex Pistols, The Clash, Television, Ramones, Bad Religion, entre outros.

Década de 80
 * Hair Metal: Nos anos 80 o hard rock "setentista" sofreu algumas evoluções e mudanças, bandas novas acrescentaram influências punk e glam na aparência e no visual, em alguns países esse estilo musical é chamado de hair metal. Bandas antigas também passaram a seguir o estilo, como Kiss e Van Halen. Exemplo de bandas novas: Poison, Bon Jovi, Mötley Crüe, Guns n' Roses, Mr. Big, Skid Row, Quiet Riot, Twisted Sister.
 * New wave: É um intermediário entre o pop e o punk. Recebeu também influências da disco music e dos ritmos jamaicanos reggae e ska. Seus principais nomes foram: B-52´s, Talking Heads, The Police, Duran Duran dentre outros
 * Heavy metal: Também conhecido como New Wave of British Heavy Metal, baseado no hard rock, já existiam músicas e bandas de heavy metal na década anterior, como Judas Priest e Motörhead, mas foi nos anos 80 que surgiram mais bandas tornando possível o heavy metal ser considerado mais que um pequeno ramo do hard rock; um estilo de rock à parte. Nessa década veio a se tornar um movimento contra o punk rock, primando pela qualidade musical e destreza de seus músicos. Entre os exemplos citam-se Iron Maiden, Judas Priest, Helloween, Motörhead, Saxon, King Diamond, Accept, Def Leppard, entre vários outros em suas subdivisões.
 * Thrash metal: O thrash metal é um estilo musical caracterizado por um ritmo acentuadamente mais rápido do que o heavy metal, porém usualmente com uma bateria mais estática, com menos repiques. As letras são usualmente gritadas pelos vocalistas, numa espécie de tentativa de se adequar aos temas violentos por elas retratadas. Entre os exemplos citam-se Metallica (primeiros trabalhos), Megadeth, Slayer, Sodom, Anthrax, Pantera e Sepultura.
 * Black metal: Influenciado pelo thrash metal (vide acima). O black metal é um sub-gênero do heavy metal com vocais guturais e os instrumentos muito mais pesados, suas músicas falam contra religiões monoteístas e falam sobre satanismo e paganismo. Entre os exemplos citam-se Venom (precursores do estilo), Mayhem, Burzum, Dimmu Borgir e Cradle of Filth.
 * Death metal: O death metal possui algumas semelhanças com o black metal mas é mais técnico e não critica com tanta intensidade as religiões, a maior parte de suas letras fala sobre morte, violência e niilismo. Entre os exemplos citam-se Death, Morbid Angel, Cannibal Corpse, Carcass e Napalm Death.
 * Gothic: Em música, chama-se de gótico, em geral, o rock lento, de predominancia de tons menores, que gera um clima de tensão nos ouvintes. Freqüentemente trata de passagens tristes e melancólicas em suas letras. Outra característica do gótico é o uso de aparatos de música eletrônica. Exemplos: Joy Division (considerados os precursores do estilo), The Cure, Bauhaus, Echo & The Bunnymen, Sisters of Mercy, Siouxsie & The Banshees.
Hardcore: Dead Kennedys, Discharge e Exploited são apenas alguns dos mais mundialmente queridos desta variante do punk, muito mais barulhenta e politicamente orientada (por isso denominada por alguns de "anarco-punk"). No Brasil Replicantes e Ratos de Porão são as mais conhecidas pelo grande público.

Década de 90
 * Britpop: algumas bandas inglesas, que por possuírem uma estética similar, embora sem representar um movimento unitário, costumam ser denominadas britpop. Entram nesta denominação grupos pop como Blur e Oasis assim como grupos menos comerciais como Pulp, Suede, The Stone Roses e Supergrass.
 * Grunge: este estilo se assemelha ao punk, mas o grunge tem um cuidado menor na polidez do som (daí o nome do estilo: grunge é um adjetivo em inglês que tem um significado próximo a "sujo") e letras relacionadas com depressão e angustia. Grandes nomes desse estilo foram: Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, Mudhoney.
Neo-Psicodelismo: os ideais de paz e amor são retomados, mas sem a ingenuidade dos anos 60. Exemplo de bandas: Smashing Pumpkins, Cake, Black Crowes e R.E.M., entre outros.
 * Funk metal: Inspirado no balanço “funky” misturado a outras vertentes como o "Heavy Metal", o funk metal tomou forma nos anos 90, principalmente por causa de: Red Hot Chili Peppers, Living Colour, Faith No More e Rage Against the Machine.
Metal melódico/Prog Metal: Um estilo de heavy metal mais leve e cadenciado, bandas como Angra, Stratovarius, Nightwish, Dream Theater, Blind Guardian, Rhapsody e Evanescence são algumas das mais populares.
 * Indie-Rock: Bandas de garagem que participam do circuito "independente", fora do mainstream, como Radiohead, Pixies, The Strokes, White Stripes, Coldplay, Travis e Belle & Sebastian, além de algumas bandas britpop.
 * New metal: Também conhecido como nu-metal, é caracterizado por bandas que misturam passagens em estilo de rap ou de música eletrônica à sonoridade do rock pesado (analogamente ao Run DMC, nos anos 80). Por conta disso, é ignorado pelos entusiastas puristas de heavy metal. Bandas deste estilo incluem Korn, Static-x, Limp Bizkit, Adema e Slipknot. Alguns atribuem a origem do estilo ao funk metal.
 * Poppy punk: Estilo vindo da mistura entre o punk rock original, straight edge e grunge, cujas composições retratam, antes de tudo, a descompromissada vida adolescente, embora isto não seja uma constante. Grupos que se consagraram neste estilo incluem Green Day, Blink-182, NOFX e Offspring (estas duas bandas, as mais enraizadas no hardcore).

            Fonte: Wikipédia




 ¶  Os álbuns de rock mais vendidos de todos os tempos
            Fonte: Estudando Rock

Top 10 discos de rock mais vendidos de todos os tempos em todo o mundo, com números certificados e comprovados pelos órgãos de averiguação:

1. Led Zeppelin - Led Zeppelin IV - 28,9 milhões de cópias
2. Fleetwood Mac - Rumours - 26,5 milhões
3. AC/DC - Back in Black (1980) - 25,3 milhões
4. Pink Floyd - The Dark Side of the Moon (1973) - 22,4 milhões
5. Meat Loaf - Bat Out of Hell (1977) - 20,1 milhões
6. Bruce Springsteen - Born in the USA (1984) - 19,6 milhões
7. Metallica- Metallica (1991) - 18,9 milhões
8. Pink Floyd - The Wall (1979) - 17,9 milhões
9. Dire Straits - Brothers in Arms (1985) - 17,4 milhões
10. Nirvana- Nevermind (1991) - 15,6 milhões


Top 10 (como vários títulos empataram, temos 12 discos na lista) com os álbuns de rock mais vendidos em todo o mundo, com os números estimados mas sem a comprovação dos órgãos de averiguação:

1. AC/DC- Back in Black (1980) - 50 milhões de cópias
2. Pink Floyd - The Dark Side of the Moon - 50 milhões
3. Meat Loaf - Bat Out of Hell (1977) - 43 milhões
3. Fleetwood Mac - Rumours (1977) - 40 milhões
4. Led Zeppelin - Led Zeppelin IV (1971) - 37 milhões
5. The Beatles- Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967) - 32 milhões
6. The Beatles - Abbey Road (1969) - 30 milhões
7. Bruce Springsteen - Born in the USA (1984) - 30 milhões
8. Dire Straits - Brothers in Arms (1985) - 30 milhões
9. Iron Butterfly - In-A-Gadda-Da-Vida (1968) - 30 milhões
10. Metallica- Metallica (1991) - 30 milhões
11. Pink Floyd - The Wall (1979) - 30 milhões
12. Nirvana- Nevermind (1991) - 30 milhões


 ¶  Os cantores e as bandas de rock que mais venderam em todos os tempos
             Fonte: Estudando Rock

Os artistas e bandas de rock que mais venderam discos em todos os tempos, com números comprovados pelos institutos de averiguação:

1. The Beatles - 250 milhões
2. Elvis Presley - 203,3 milhões
3. Led Zeppelin - 134,1 milhões
4. Eagles - 123,9 milhões
5. Pink Floyd - 110,2 milhões
6. AC/DC - 99,7 milhões
7. U2 - 98,2 milhões
8. Billy Joel - 97,7 milhões
9. Bruce Springsteen - 92,7 milhões
10. Queen - 90,5 milhões
11. The Rolling Stones - 89,5 milhões
12. Metallica- 81,6 milhões
13. Aerosmith- 79,1 milhões
14. Fleetwood Mac - 70,3 milhões
15. Bon Jovi - 64,2 milhões
16. Van Halen - 62,9 milhões
17. Guns N’ Roses - 61,8 milhões
18. Santana - 59,6 milhões
19. Journey - 54,6 milhões
20. Red Hot Chili Peppers - 48,8 milhões
21. Foreigner - 45,2 milhões
22. Bob Seger - 44,1 milhões
23. The Doors- 43,7 milhões
24. Linkin Park - 41.3 milhões
25. Coldplay - 41 milhões
26. Def Leppard - 40,9 milhões
27. Dire Straits - 40,8 milhões
28. Green Day - 40,7 milhões
29. Bob Dylan - 40,1 milhões
30. R.E.M. - 39,6 milhões
31. Nirvana - 39,2 milhões
32. Pearl Jam - 39,1 milhões
33. Meat Loaf - 38,1 milhões
34. The Police - 35,4 milhões
35. Nickelback - 31,3 milhões
36. Tom Petty - 30,9 milhões
37. Oasis - 28,8 milhões
38. The Beach Boys - 27,7 milhões
39. Kiss - 26,7 milhões
40. Mötley Crüe - 26,3 milhões
41. Johnny Cash - 25,9 milhões
42. The Monkees - 23,9 milhões
43. The Who - 23,2 milhões
44. Paul McCartney - 22,2 milhões
45. David Bowie - 22,4 milhões
46. Electric Light Orchestra - 19,8 milhões
47. Scorpions - 18,7 milhões
48. Black Sabbath - 16,3 milhões
49. Iron Maiden - 15,5 milhões
50. Jethro Tull - 12,5 milhões


Os artistas e bandas de rock que mais venderam discos em todos os tempos, com números estimados mas não comprovados pelos institutos de averiguação:

1. The Beatles - 1 bilhão e 600 milhões
2. Elvis Presley - 1 bilhão e 600 milhões
3. Led Zeppelin - 300 milhões
4. Queen- 300 milhões
5. Pink Floyd - 250 milhões
6. AC/DC- 200 milhões
7. The Rolling Stones - 200 milhões
8. U2- 150 milhões
9. Billy Joel - 150 milhões
10. Aerosmith- 150 milhões
11. David Bowie - 140 milhões
12. Bon Jovi - 130 milhões
13. Eagles - 120 milhões
14. Bruce Springsteen - 120 milhões
15. Dire Straits - 120 milhões
16. Metallica- 100 milhões
17. Fleetwood Mac - 100 milhões
18. Guns N’ Roses - 100 milhões
19. Kiss - 100 milhões
20. The Who - 100 milhões
21. Paul McCartney - 100 milhões
22. Scorpions - 100 milhões
23. Santana - 90 milhões
24. R.E.M. - 85 milhões
25. Van Halen - 80 milhões
26. The Doors- 80 milhões
27. Journey - 75 milhões
28. Nirvana- 75 milhões
29. Red Hot Chili Peppers - 70 milhões
30. Foreigner - 70 milhões
31. Bob Dylan - 70 milhões
32. Meat Loaf - 70 milhões
33. Iron Maiden - 70 milhões
34. Def Leppard - 65 milhões
35. Green Day - 65 milhões
36. The Beach Boys - 65 milhões
37. Pearl Jam - 60 milhões
38. Tom Petty - 60 milhões
39. Jethro Tull - 60 milhões
40. Bob Seger - 51 milhões
41. Linkin Park - 50 milhões
42. Coldplay - 50 milhões
43. The Police - 50 milhões
44. Nickelback - 50 milhões
45. Oasis- 50 milhões
46. Mötley Crüe - 50 milhões
47. Johnny Cash - 50 milhões
48. The Monkees - 50 milhões
49. Electric Light Orchestra - 50 milhões
50. Alice Cooper - 50 milhões


 ¶  As 100 maiores bandas de rock de todos os tempos segundo cifraclub
             Fonte: Fórum Cifraclub

No final de 2000 foram eleitos as 100 maiores bandas de Rock de todos os tempos escolhidos por músicos e jornalistas especializados realizado no final de 2000. A soma de todas essas opiniões resultou na seguinte lista: 

100. Quiet Riot 
099. Bad Brains 
098. Mountain 
097. Primus 
096. Meat Loaf 
095. Fugazi 
094. Yes 
093. Lenny Kravitz 
092. Black Crowes 
091. Danzog/Misfits 
090. Rainbow 
089. Lita Ford 
088. Tool 
087. King Crimson 
086. Foreigner 
085. Whitesnake 
084. UFO 
083. King's X 
082. Queensryche 
081. Pixies 
080. Green Day 
079. Ratt 
078. Marylin Manson 
077. Hole 
076. Bon Jovi 
075. Spinal Tap 
074. Pat Banatar 
073. Twisted Sister 
072. Foo Fighters 
071. Lynyrd Skynyrd 
070. Living Colour 
069 Megadeth 
068. Hüsker Dü 
067. Rolling Stones 
066. Joan Jett & the Blackhearts 
065. The Cult 
064. Steppenwolf 
063. Boston 
062. Ministry 
061. Jethro Tull 
060. NewYork Dolls 
059. Bad Company 
058. Anthrax 
057. Heart 
056. White Zombie 
055. Blue Öyster Cult 
054. Sonic Youth 
053. Korn 
052. Faith No More 
051. Thin Lizzy 
050. Slayer 
049. Smashing Pumpkins 
048. Janis Joplin 
047. Rollins Band/Black Flag (Henry Rollins) 
046. Scorpions 
045. Pantera 
044. ZZ Top 
043. Nine Inch Nails 
042. Kinks 
041. Ted Nugent 
040. Stone Temple Pilots 
039. Neil Young 
038. MC5 
037. Yardbirds 
036. Frank Zappa 
035. Jane's Addiction 
033. Rage Against The Machine 
032. Doors 
031. Def Leppard 
030. Red Hot Chili Peppers 
029. Mötley Crüe 
028. Rush 
027. Iggy Pop/Stooges 
026. Motörhead 
025. Cheap Trick 
024. Iron Maiden 
023. Judas Priest 
022. Deep Purple 
021. Pearl Jam 
020. Alice Cooper 
019. The Clash 
018. Ozzy Osbourne 
017. Ramones 
016. Cream 
015. Pink Floyd 
014. Sound Garden 
013. Queen 
012. Sex Pistols 
011. Aerosmith 
010. Kiss 
009. Guns N' Roses 
008. The Who 
007. Van Halen 
006. Nirvana 
005. Metallica 
004. AC/DC 
003. Jimi Hendrix Experience 
002. Black Sabbath 
001. Led Zeppelin 



 ¶  A maior banda de rock de todos os tempos na minha opinião


        The Beatles

 The Beatles foi uma banda de rock britânica, formada em Liverpool em 1960. É o grupo musical mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular. A partir de 1962, o grupo era formado por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo, piano e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). Enraizada do skiffle e do rock and roll da década de 1950, a banda veio mais tarde a assumir diversos gêneros que vão do folk rock ao rock psicodélico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica e outros, em formas inovadoras e criativas. Sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de "Beatlemania", fez com que eles crescessem em sofisticação. Os Beatles vieram a ser percebidos como a encarnação de ideais progressistas e sua influência se estendeu até as revoluções sociais e culturais da década de 1960.
                                 veja mais: clique aqui



  Algumas músicas:
        Yesterday    veja a letra e a música
        With a Little Help From My Friends    veja a letra e a música
        Let It Be    veja a letra e a música


         Veja todas as músicas dos Beatles: clique aqui





 ¶  Outro grande músico

        Elvis Presley

         Veja todas as músicas do cantor: clique aqui






 ¶  Rock Internacional









 ¶  Rock Nacional










 ¶  Arte em homenagem ao Dia Mundial do Rock 2015
                               criada por DRF Designer





 ¶  Animação Rock
               criada por DRF Designer



Música da Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sucessos do momento - Internacionais

Sucessos do Momento - Nacionais

Música da Minha Vida