mdr

Música Nordestina

REGIÃO NORDESTE

Para conhecer as origens do Brasil, onde a natureza é exuberante e onde o país oferece a mais rica manifestação da cultura popular, não podemos deixar de visitar o Nordeste, região formada por nove estados, que são: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e a Bahia.
No Nordeste encontramos um clima de eterno verão e as mais charmosas praias do continente, desde as fascinantes praias de Canoa Quebrada, no Ceará, de Genipabu, com suas dunas no Rio Grande do Norte, de Ponta do Seixas e Cabo Branco, na Paraíba, de Porto de Galinhas e as ilhas do arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, de Pratagy, em Alagoas, de Atalaia Velha, em Sergipe, até Porto Seguro, na Bahia, entre muitas outras.
Nessa região encontramos ritmos deliciosos como o "forró", "frevo", "ciranda", "maracatu" e "lambada", assim como os "trios elétricos" e o Carnaval.

Pode-se saborear o azeite de "dendê", diversos tipos de pimenta e outros condimentos de sua variadíssima cozinha de origem africana, frutos do mar e farinha de mandioca, tudo acompanhado da caipirinha (aguardente de cana de açúcar, com limão e açúcar), a mais popular bebida nacional ou a refrescante água de côco.
O artesanato regional apresenta uma variedade de souvenirs, que estão em oferta no Mercado Modelo, em Salvador, na Casa da Cultura, em Recife e na Feira de Caruaru, em Pernambuco.
A arquitetura colonial pode ser encontrada em Olinda, Pernambuco - berço da civilização portuguesa no Brasil, e no bairro do Pelourinho, em Salvador. Estes dois lugares foram declarados "Patrimônio Cultural da Humanidade", pela Unesco, juntamente com São Luís, no Maranhão que possue ricos exemplos do uso dos azulejos na arquitetura dos séculos XVII e XVIII.

o Parque Nacional da Serra da Capivara, no município de Raimundo Nonato, no Piauí, encontramos as pinturas rupestres que comprovam a mais antiga presença do homem no continente americano.

Trío EléctricoTrio ElétricoFrevo
Frevo
Forró

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sucessos do momento - Internacionais

Sucessos do Momento - Nacionais

Música da Minha Vida