mdr

História do axé

Axé (gênero musical)

Axé é um gênero musical que surgiu na Bahia na década de 1980 durante as folias do carnaval de Salvador. É uma mistura de ritmos musicais como o frevo pernambucano, maracatu, reggae e forró. O axé conquistou o Brasil e consagrou grandes nomes no panorama musical brasileiro e internacional, como por exemplo, as cantoras baianas Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margareth Menezes. Outros nomes representativos do axé e que contribuíram para o seu desenvolvimento foram as bandas Chiclete com Banana, Asa de Águia, Araketo e também Netinho e Claudia Leite.
Axé, na língua iorubá, significa poderenergia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás. O axé pode ser representado por um objeto ou um ser que será carregado com a energia dos espíritos homenageados em um ritual religioso.
Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.

Como surgiu a Dança Axé ?

"Alegria é o grande segredo de nossa música, o descompromisso é fundamental". No início da década 90 a música baiana ganhava novas caras, Ricardo Chaves (com a música "É o Bicho") e Daniela Mercury (com o "Canto da Cidade") consolidaram o ritmo e quebraram as últimas resistências do sul do país. As rádios, que eram dominadas pela música estrangeira começaram a dar prioridade para o artista nacional. No embalo do axé, vieram os sertanejos, os pagodeiros, etc. O ritmo ganhou novo fôlego com a inclusão do samba de roda baiano. É o Tchan e Terra Samba são os grandes responsáveis pela chamada de "terceira onda da música baiana". Junto com esse movimento musical que dominou a década de 90 para frente, veio acompanhando as danças que eram no começo realizadas pelos dançarinos que faziam os shows junto com os cantores. Dai acabou indo para as academias de ginástica e dança com o intuito de que a população pudesse aprender as coreografias. Dessa forma poderem dançar junto com seus ídolos nos lugares de espetáculos onde iam. Criou-se campeonatos desse estilo de dança e hoje é praticado por muitos dançarinos pelo Brasil todo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sucessos do momento - Internacionais

Sucessos do Momento - Nacionais

Música da Minha Vida