A música eletrônica é gerada através do uso de recursos digitais e tecnológicos, como sintetizadores – equipamentos que têm como fim elaborar sons artificialmente -, gravadores digitalizados, computadores ou programas de composição. Além disso, ela também é produzida por meio do sampling e da renovada ordenação de sons.
As músicas compostas eletronicamente são fractais – objetos dotados de formas fragmentadas. Todo resultado musical é reutilizado como ingrediente das futuras obras, portanto a gravação de uma música transforma-se de meta artística em fragmento fugaz que será modificado, mesclado, desfigurado; ela é agora um elemento a mais em um infindável mecanismo coletivo.
Não é necessário que o compositor tenha algum dom ou alguma vivência no campo musical, pois hoje os programas de computador são criados justamente para tornar mais acessível o processo criativo.
A composição eletrônica nasceu no âmago da música erudita, na sua vertente mais subversiva, depois evoluiu para o âmbito da música popular, a princípio conjugada ao rock, depois passando a constituir gênero musical específico, ligado principalmente à modalidade dançante, como o techno, acid, house, trance e drum’n’bass, que tiveram sua fonte no estilo disco de fins dos anos 70.
À medida que os sintetizadores se tornaram mais acessíveis, com seus preços reduzidos, diversos conjuntos de rock passaram a utilizá-los, como The Silver Apples e Pink Floyd, que se valeram destes instrumentos para substituir o uso do órgão. Nos anos 70 a música eletrônica foi subvertida pela atuação da genial banda alemã Kraftwerk, que associou a tecnologia disponível à recente robótica, representando desta forma a crescente alienação do mundo contemporâneo, principalmente no que se refere à interação do Homem com as máquinas.
Outros grupos atuais também unem o rock às composições eletrônicas, tais como o Tangerine Dream, Can, Neu! e Popol Vuh.
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